Post Pic

Rally-X

Rally-X foi um dos grandes jogos de Arcade dos anos 80, em uma época que manobrar um carro pelos perigosos labirintos, cheios de pedras, fugindo dos inimigos, recolhendo as bandeiras, fazia o maior sucesso. Ainda era necessário cuidar para não acabar a gasolina, que diminuia rapidamente quando o carro soltava fumaça nos inimigos.

Criado pela Namco, e publicado pela Midway, em 1980, tinha como objetivo para o jogador pilotar um carro azul e recolher todas as bandeiras do mapa do labirinto, mais precisamente 10 bandeiras, sem ser atingido pelos carros vermelhos, que eram os inimigos, e também não bater nas pedras pelo caminho, tudo isso sem deixar a gasolina acabar. Atingindo estes simples objetivos, o jogador passava para o próximo estágio. Uma curiosidade é que no jogo Ridge Racer, para o psp, no começo do jogo, uma versão do Rally-X poderia ser testada.

Famoso Flyer do jogo

A cada fase diferente, as bandeiras estarão colocadas em locais distintos no labirinto. Pegando uma bandeira, renderá 100 pontos, a segunda 200, a terceira 300, e assim sucessivamente. Porém, se o jogador pegar a bandeira que contém um “S”, os pontos das outras bandeiras irão dobrar de valor durante toda a fase. Isso se o jogador não perder a vida, pois se isto ocorrer, a próxima bandeira voltará a valer os 100 pontos iniciais.

O jogo começa com três carros vermelhos na parte inferior da tela. Na segunda fase, serão quatro carros na parte inferior. A cada fase o número aumenta, chegando a um máximo de oito carros, cinco na parte inferior e três na parte superior. Número suficiente para infernizar o mais habilidoso jogador.

Instruções do jogo, tudo muito simples

Joguinho simples, não? Bem, ele na verdade era um comedor de fichas, muitos jogadores (inclusive eu, felizmente), tiveram a sorte de conhecer ele na época do seu lançamento. Foi uma grande febre. Não sei quantas fichas gastei nele, mas sei que não foram poucas. E foi um grande investimento, pois são momentos de grande divertimento que não saem jamais da lembrança. Somente quem jogou ele na sua época sabe do que estou falando. Ah, anos 80….anos bons…

Rally-X é um jogo que exige raciocínio rápido, pois escapar dos inimigos não é nada fácil

A barra amarela de FUEL, na parte direita da tela, indica quanto combustível ainda nosso carro dispõe para atingir o objetivo principal de recolher todas as bandeiras. A cada acionada de fumaça em nossos inimigos, a barra de combustível diminue mais rápido. Portanto, este jogo tem uma boa estratégia, não basta ir recolhendo as bandeiras aleatoriamente, é necessário traçar uma estratégia rápida para buscar todas as bandeiras sem acabar a gasolina.


Apesar dos gráficos simples, feitos em 2D bem básico, eles não eram feios

Jogabilidade: Como a maioria dos arcades daquela época, ela é muito simples e intuitiva. Como o carro anda automaticamente, o jogador apenas se encarregará de escolher a direção que o carro deve seguir. Para cima, baixo, direita ou esquerda.

Som: Simples e envolvente, o som é muito bom para os padrões do jogo, ele consegue dar ritmo à ação. Apesar de ter um som simples, como o barulhinho quando o carro solta a cortina de fumaça, a música consegue se adaptar muito bem ao game. Lembro dela como se fosse ontem, mesmo praticamente 30 anos depois do lançamento do jogo, ela continua cativante da mesma forma. Pena que é uma única música, o que pode acabar ficando um pouco cansativa com o tempo.

Dificuldade: Aqui, o ponto alto do game para quem é hardcore. O jogo é muito difícil, e já na primeira fase, quem não tiver um mínimo de habilidade, terá grandes dificuldades. O mapa ajuda a localizar os inimigos, que são os pontos vermelhos, e as bandeiras,  que são os pontos amarelos, porém não mostram o caminho do labirinto, dificultando a vida do jogador.


New Rally-x veio com algumas melhorias

Com o grande sucesso de Rally-X, uma continuação se tornaria inevitável. Um ano depois, em 1981, era lançado New Rally-X, tornando-se até mais conhecido que o jogo original.


Nas instruções, podemos ver a adição de uma nova bandeira

Não são grandes as diferenças entre os dois jogos, porém New Raly-X traz algumas adições que melhoraram consideravelmente o jogo. Os gráficos e a trilha sonora foram melhorados, e teve a adição de uma nova bandeira, onde no mapa do jogo ela aparece com um “L” ao lado, a “Lucky Check Point”, que rende bastante pontos quando coletada, apesar dos pontos estarem relacionados a quanto combustível ainda resta no tanque.

A música foi melhorada, ganhando uma versão mais cativante. Já a dificuldade caiu bastante, e New Rally-X é consideravelmente mais fácil que seu irmão mais velho, principalmente nas fases iniciais. Para se ter uma idéia, o jogo começa com apenas um carro vermelho na perseguição. Eu diria também que ele é mais divertido que o primeiro jogo.

Use a fumaça somente o necessário, pois ela consome muita gasolina

Challenging Stage, que são estágios de bônus, é necessário pegar as bandeiras antes que a gasolina acabe, sem bater nos obstáculos. Aqui, os carros vermelhos não serão incômodo.

Estágio de bônus: os inimigos ficam imóveis enquanto tiver gasolina no tanque

Nos estágios de bônus, os carros vermelhos só irão se mover caso a sua gasolina acabe. Se isto ocorrer, eles irão se mover até chegar em você, acarretando o fim da fase de bônus e uma vida a menos. Outra forma de terminar a fase de bônus com a perda de uma vida é o carro azul atingir uma rocha. Nas fases de bônus, o carro se locomove mais rapidamente que as demais fases.

Em New Rally-X, a bandeira Special Check Point continuava dobrando os pontos

Mais fácil que o primeiro jogo, porém muitos o consideram mais divertido

Na medida em que o jogo avança, mais rochas aparecem pelo caminho.

Tente pegar a Lucky Check Point cedo, pois quanto mais combustível tiver no tanque, mais pontos ela renderá

Apesar da bandeira Lucky ser bastante cobiçada, pela quantidade de pontos que ela gera, vai depender de muita sorte para achá-la rapidamente, pois não tem nenhum indicativo no mapa que ela seja uma bandeira especial. Apenas é mais um ponto amarelo, como todas as outras bandeiras comuns, diferentemente da bandeira “Special Check Point”, que em New Rally-X ela fica piscando na tela. Em Rally-X ela não piscava, esta é uma das diferenças para o jogo anterior.

Recorde batido…

New Rally-x também foi lançado no Xbox 360

O videogame Xbox 360 da Microsoft ganhou uma conversão do New Rally-X, sem nenhuma melhoria gráfica ou na parte sonora, a versão é rigorosamente idêntica à original, porém com a adição de uma lista de conquistas e um ranking dos melhores jogadores. Por 400 Microsoft Points você literalmente irá fazer uma viagem no tempo e relembrar este grande clássico.

A Namco parece não gostar de dificultar a vida dos jogadores, e a lista de conquistas, como em outros games já lançados por ela para a rede Xbox, é fácil de atingir. Para um veterano, ganhar todos os 200 pontos de New Rally-X em apenas uma hora é uma moleza. O desafio “No-Miss”, onde o jogador deve chegar até a fase sete sem perder nenhuma vida, e a  “Double Extend”, que é liberada quando o jogador chegar aos 100 mil pontos no placar são as mais “difíceis”.

Resumindo, com a adição da lista de conquistas (mesmo sendo muito fácil) e do ranking, podemos dizer que esta é a versão “definitiva” do jogo, mesmo que a Namco tenha se limitado a apenas emular o jogo original. Para os novos jogadores, que não conhecem o game, pode até não chamar a atenção e não valer a pena, mas para os jogadores que jogaram o hardware original, ter esta pérola na TV da sala não tem preço.

Conclusão:

Com uma alta dificuldade, Rally-X é um jogo muito divertido e desafiador. Mesmo sendo um jogo “trintão”, continua agrandando muita gente. New Rally-X trouxe algumas melhorias, e mesmo não sendo tão difícil que seu irmão mais velho, ele consegue ser mais divertido. Já a versão do Xbox 360 podemos dizer que é a versão definitiva, pois mesmo com as poucas adições ela é a mais completa. Um clássico, que agora pode ser jogado na TV da sua casa, imperdível.

Artigos relacionados


Fatal error: Call to undefined function yarpp_sql() in /home/dinheiroopo/arcadetotal/public_html/wp-content/themes/convergence/single.php on line 55