Post Pic

Quackshot

No dia 19 de dezembro de 1991 desembarcava no Mega Drive um personagem que iria marcar época em um extraordinário jogo de plataforma/aventura. Um herói muito carismático e alegre, que todos nós aprendemos a gostar, o pato Donald. A Sega não era boba, sabia bem explorar os personagens da Disney, pois um ano antes já tinha obtido grande sucesso com um jogo do Mickey, Castle of Illusion.

Um jogo de exploração bem ao estilo Indiana Jones, lembrando também as melhores histórias dos Caçadores de Aventuras, ou Duck Tales. Algumas vezes é necessário ficar várias vezes indo e voltando nas fazes para descobrir as pistas e decifrar os enigmas, para somente então descobrir novos locais a serem explorados. Para algumas pessoas isso pode até ser chato, porém quando vamos jogando e evoluindo no jogo, a cada pista descoberta a sensação de satisfação é enorme, e isso é extremamente cativante no jogo.

Tela de abertura do jogo

Apertando o botão Start, é apresentado um menu, que contém os itens e as armas a serem escolhidas. É também através deste menu que Donald chama seus sobrinhos que estão no avião, desde que você esteja perto da bandeirinha, é claro.

Diversos inimigos o aguardam pelo caminho, como cactos no calor do deserto do México, morcegos e esqueletos na temível Transilvânia, focas na gelada Antártida, encantadores de serpentes da Índia, entre diversos outros, sem contar os chefes de fase, é claro.

Durante o jogo alguns itens podem ser coletados: sorvete (aumenta 1 ponto a barra de energia); frango assado (restaura totalmente a saúde); chapéu escrito 1 UP (uma vida extra); milho (munição para disparos de pipoca); sacos de dinheiro (pontos extras); pimenta ou tempero (invencibilidade temporária).

Uma típica história de caça ao tesouro…

História: 80/100: Ao folhear alguns livros antigos e empoeirados, na biblioteca do Tio Patinhas, Donald acha um misterioso mapa de um tesouro do rei de Garuzia. O rei teria escondido a riqueza antes de sua morte. Motivado pela descoberta, ele se prepara para partir em busca destas incalculáveis riquezas, viajando pelo mundo a bordo de um avião na companhia dos seus sobrinhos. Porém não é só Donald que está de olho no tesouro, pois o temível Bafo de Onça e sua gangue o estavam espiando com um binóculo, e eles farão de tudo para impedi-lo de ficar com o tesouro.

O malvado Bafo de Onça sempre querendo aprontar…

Um mapa inicial mostra três localidades, assim que você escolher uma delas, Donald será deixado de fora do avião pelos seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luizinho. O jogo é parecido com as aventuras do Indiana Jones, pois até a vestimenta do pato é parecida com a do Dr. Jones, inclusive até o chapéu está presente. Durante a jornada outros personagens da Disney estarão presentes, como o professor Pardal e o Pateta, porém apenas para dar preciosas dicas e itens ao nosso herói. O Tio Patinhas, a Margarida e o Mickey Mouse (aparece em um balão na segunda fase de Duckburg) também estão presentes na história do jogo, porém apenas para encher linguiça, pois não ajudam nem dão dicas ao Donald.

Mapa parcial do Tesouro

No mapa inicial, escolha a localidade de Duckburg. Atravesse ela, tome cuidado com as minhocas que saltam de dentro das latas de lixo.

Donald sendo deixado pelos meninos em Duckburg, ou, como nós conhecemos, Patópolis

Em Duckburg, ao chegar em uma escada, Donald pode optar por subir nela ou continuar por baixo. Caso suba nela, e colete as cinco pimentas que estão na parte superior, Donald ganhará uma invencibilidade temporária.

Como Donald não consegue subir em paredes altas, ele precisará do desentupidor vermelho. Chame o avião na posição da bandeira e parta para o México.

O Bafo de Onça está presente em todo o jogo tentando impedir Donanld de achar o tesouro

Ainda bem que o chapéu de Donald o protege do sol do deserto…

Ao atravessar o deserto do México, tome cuidado com os explosivos, ao passar por eles Donald deve correr para não ser atingido. Tome cuidado também com os pássaros, eles soltam colmeias de abelhas em você. Já os cactos evite chegar perto deles, eles explodem, por isso atinja eles a distância e passe por eles quando eles estiverem paralisados. Ao chegar ao final, Donald será informado pela moça que para entrar na pirâmide ele precisa de uma chave, a “Hero Key”. Volte então para Duckburg e fale novamente com o arqueólogo, ele lhe dará a chave que você precisa. Volte novamente para o México e use a chave na porta da pirâmide, entrando nela em seguida.

Para atravessar certos lugares, Donald terá que rastejar

Dentro da pirâmide, bolas de fogo, soldados astecas e pedras que se movimentam darão trabalho para Donald. Para acessar certos pontos, Donald deve acertar os tijolos que se movimentam com seu desentupidor. Ao paralisá-los, Donald pode subir em cima do tijolo sem ser atingido, porém seja rápido, pois o desentupidor paralisa apenas temporariamente. Atravesse até encontrar o Pateta, que lhe dará um mapa e o desentupidor vermelho. Faça o caminho de volta, até chegar à entrada da pirâmide.

Com o desentupidor vermelho, fica fácil escalar paredes…

Chame o avião e vá novamente para Duckburg, agora você poderá escalar a parede que fica na parte direita da tela.

Donald sendo atingido pelo “BOOM”

Você aparecerá em uma cidade, terá que atravessá-la, sempre usando o desentupidor vermelho para escalar. Cuidado com os alto-falantes, eles soltam um barulho que pode atingir Donald.

Preparando-se para dar um passeio nos fios

Donald agora vai dar um passeio pelos fios elétricos. Pendure-se no teleférico e você será levado. Em certos momentos terão fios em curto, seja rápido ao pular antes de ser atingido, pendurando-se em outro teleférico.

O jogo tinha gráficos de “Cair o queixo…”

Chegando ao outro lado, Donald ganhará do Professor Pardal uma goma que explode determinadas paredes, a “Bubblegum”. Pendure-se e faça o caminho de volta tranquilamente, pois agora não haverá mais fios em curto. Faça então o caminho de volta da cidade, sempre cuidando com os alto-falantes, até chegar em Duckburg. Chame o avião e parta agora para a Transylvania.

Morcegos são comuns na Transylvania

Percorra o caminho e tome cuidado em especial com os morcegos, eles são traiçoeiros. Tome cuidado também com a água azul, se você cair nela perderá uma vida. Chegando na entrada do castelo do Drácula, entre na porta.

A casa do Conde Drácula não é nada amistosa…

Dentro do castelo, use a Bubblegum para quebrar as paredes e alguns barris, itens podem ser obtidos dentro deles, tanto itens bons quanto ruins, os ruins são uma gosma verde que virá em sua direção, seja rápido para não ser atingido, senão perderá uma barra de energia. Seja rápido também para acertar os esqueletos, caso contrário eles atirarão a própria cabeça deles em você. Ainda procure evitar os fantasmas, pois eles não são nada amigáveis. No final do castelo terá um buraco no chão, pule nele.

Donald também sabe nadar…

Donald agora vai dar um mergulho. Tome cuidado para desviar dos objetos e pedras que se mexem, você terá que pegar a manha do tempo de resposta na movimentação do Donald, que embaixo da água é mais lento.

A Transylvania não poderia deixar de ter fantasmas…

Ao sair da água, Donald avistará um grande fantasma. Tome cuidado quando ele se transformar em muitos fantasminhas, se for atingido por algum deles perderá energia. Na segunda coluna de pedras, quebre elas e verá que uma delas não se quebra, pune nela e ela começará a subir com o Donald. Lá em cima você encontrará uma porta, entre nela. Siga pela direita e escale uma parede rapidamente, pois virá um paredão da esquerda e se Donald não for rápido, será esmagado. Um pouco mais adiante use o desentupidor vermelho para escalar mais uma parede, entrando em outra porta. Hora de enfrentar o Drácula.

O morcegão fica vulnerável apenas quando estiver com a sua asa aberta

Tome cuidado com os quatro morcegos que ele solta. Você precisa acertá-lo enquanto ele estiver com os braços abertos, pois quando ele puxar a capa em seu redor ele é invencível, então espere para atacar. Você pode tentar manter distância e atirar de longe, ou ainda acompanhá-lo e atirar de baixo para cima. Após acertar o Drácula por cinco vezes, você irá derrotá-lo, Donald então ganhará o verdadeiro mapa. Várias localidades novas ficarão agora visíveis. Escolha Maharajah, na Índia.

Donald escondido atrás do pilar. A melhor forma de derrotar os encantadores de serpente é com o tiro de pipoca, porém as balas são limitadas.

Na Índia, tome cuidado com os encantadores de serpentes, eles soltam notas musicais que podem ser fatais. Esconda-se atrás das colunas e espere o momento certo de atacar. Chegando no final, entre no palácio e a princesa lhe fará uma proposta: derrotando o tigre que está atormentando o palácio, ela lhe dará uma jóia.

A princesa lhe fará uma proposta irrecusável

Siga pela direita e sairá nos corredores do palácio. Acerte o Bafo de Onça e pule para baixo, entrando na porta 1. Vá agora até o final do corredor pela direita e entre na porta 5. Entre na primeira porta 2 do andar de cima. Vá então até o final do corredor pela direita, porém não entre na porta 6 de baixo, entre na porta 6 que está na parte de cima do corredor, subindo pela fenda. Hora de enfrentar o tigre.

O tigre não está para brincadeira…

Use a Bubblegum para atirar no tigre. Esquive-se das suas rajadas de fogo. Procure ficar sempre pelo meio da tela, pois o tigre irá de um lado para outro. Alguns tiros e ele não oferecerá muita resistência, porém procure atirar quando ele estiver pulando, e não quando ele estiver já no chão, pois no chão ele não pode ser atingido. Quando ele subir na plataforma superior, procure ficar em baixo dele, se ficar na diagonal, será atingido por suas rajadas. Para derrotar o tigre, você deve atingi-lo por seis vezes. De volta à sala da princesa, ela lhe dará a Sphinx Tear, que servirá para abrir as portas da pirâmide do Egito. Parta para lá, então.

Seja rápido nas areias movediças

No Egito, tome cuidado com as colmeias que são jogadas pelos pássaros e principalmente com a areia movediça, inimigos dentro da areia aparecem, pule por cima deles para escapar. Chegando na pirâmide, use a Sphinx Tear para abrir a porta.

Na parte interna da pirâmide, muitos perigos aguardam Donald

Dentro da pirâmide, comece usando o desentupidor vermelho para pular sobre as paredes móveis, seja rápido. Tome cuidado com as lanças que estão no chão, elas se movem também e podem acertar o Donald. Plataformas que caem ao ser pisadas também fazem parte do repertório de dificuldades, seja rápido ao passar por elas.

Quando estiver passando pelo túnel e vier as bolas de fogo atrás de você, para escapar Donald terá que correr ao invés de caminhar. Ao chegar no final, na hora de pular para baixo, quando descer segure o direcional para a direita, caso contrário Donald cairá no fogo e perderá uma vida.

Se Donald não for esmagado pelo teto da pirâmide, ele obterá o Cetro de Rá

Para que o teto não esmague o Donald, pule nas pedras nesta sequência: sol, lua, estrela. Seguindo pela direita Donald pegará o “Scepter of Ra”, ou seja, o Cetro de Rá. Desça as escadas e Donald cairá em cima de um carrinho, nas minas abandonadas.

Por acaso alguém lembrou de Indiana Jones e o templo da perdição?

Tome cuidado quando há falha nos trilhos, Donald deve pular rapidamente para outro carrinho com precisão. No final, Donald estará do lado de fora da pirâmide, agora é hora de ir para South Pole, ou Polo Sul.

Donald pegando carona em uma pedra de gelo

Na geleira, tome cuidado com o Bafo de onça e as aves, eles atiram bombas. Pinguins que saem deslizando também incomodam.

Vá até o final e use o Cetro de Rá para descongelar a chave Viking. Vá então para Viking Ship

Exterior e interior do navio Viking

Tome cuidado com os atiradores de flechas. Vá até o final e escale a parede. Suba no tele transporte para atingir os lugares altos. Prossiga até achar o capitão, ele pedirá para expulsar os fantasmas do navio. Use a chave Viking para abrir o alçapão no chão, caminho que leva o interior do navio.

Siga pela direita até o final, sempre cuidando com os fantasmas e os atiradores de flecha, desça as escadas, e suba na parede da esquerda pulando, tem uma passagem secreta ali. Entre nela e haverá uma porta que leva Donald ao fantasma do navio. Enfrente-o então.

Acerte sempre sua cabeça

Mire bem na parte superior da sua cabeça com o desentupidor vermelho. Seja rápido, caso contrário ele irá atirar a marreta em você. Toda vez que você o acertar, ele irá trocar de lado na tela, portanto procure ficar sempre no meio da tela. Ele irá morrer após ser atingido por seis vezes. Após derrota-lo, o capitão do navio lhe dará o desentupidor verde, siga então para South Pole.

Veja a “fria” em que Donald se meteu…

Chegando lá vá para a direita, sairá em um precipício. Acerte o pássaro de baixo para cima com o desentupidor verde, então pule no pássaro e Donald estará voando. Desvie dos obstáculos com precisão. Utilize o direcional para direita e esquerda para Donald desviar melhor das bombas que caem nele. Chegando do outro lado, hora de seguir por terra firme (ou melhor, gelo firme). Salte pelas plataformas tomando cuidado com a baleia orca, ela está faminta e um pato cairia muito bem em seu cardápio. Atravessando esta etapa, do outro lado da geleira procure descer nos buracos no chão, itens importantes podem ser coletados. Use a Bubblegum para quebrar os blocos de gelo para poder descer. Prossiga até descobrir o diário Viking, ele está escondido dentro de uns blocos de gelo azuis, basta quebra-los.

Aqui está o diário, para descobrí-lo quebre os blocos de gelo azuis

Parta então para cima, para a parte externa das geleiras. Bafo de Onça então aparece com seus sobrinhos, pedindo em troca da sua liberdade o diário. Você então aparecerá em um local chamado Hideout, um local que não estava no mapa.

Donald perde o diário, porém recupera seus sobrinhos

Hideout: muitos perigos o aguardam

“Hideout” é o esconderijo do bandido Bafo de Onça

Hideout é uma selva infestada de perigo. Piranhas, pedras com molas, e cobras são alguns adversários. Ao atravessar a selva, você será levado para uma mina. Para atravessá-la, precisará ir de carrinho. Tome cuidado para saltar com precisão de um carrinho para outro quando chegar nos precipícios. Ao atravessar a mina, pule sobre as plataformas móveis. Pule de plataforma para plataforma até chegar do outro lado. Após atraverssar as plataformas, continue em frente até chegar do outro lado, onde Donald irá enfrentar o Bafo de Onça.

Se as pipocas acabarem, suba na plataforma da direita e atire com o desentupidor em sua cabeça

É aconselhável primeiramente eliminar seus capangas. Use a Bubblegum ou a pipoca. Já para o Bafo de Onça, use e abuse das pipocas. Mas é para mirar no Bafo, e não em sua máquina. Evite também ficar em baixo dele, caso contrário será esmagado. Nas vezes que precisar passar por baixo dele, a melhor forma é ir deslizando, assim Donald atravessa mais rápido. Toda vez que ele for acertado, ele ficará invencível, até parar de piscar, então é hora de atirar novamente. Alguns acertos nele e ele se entrega, mais precisamente 10 vezes, e você recupera o diário. Use ele para sair daí, você será levado para The Island.

Estas folhas de palmeiras não são nada confiáveis…

Na ilha, tome cuidado ao pular sobre as folhas de palmeira flutuantes, ao pisar nelas elas caem. Seja rápido para pular entre elas. Dentro do templo, use a Bubblegum para acertar as estátuas de barro. Elas irão derreter.

Da mesma forma que no filme do Indiana Jones, é preciso ter fé no penhasco…

Chegando no precipício, Donald terá que pular o mais alto que puder e ajustar a queda em cima das pedras. Ao chegar do outro lado, hora de enfrentar o chefe final do jogo, o fantasma do tesouro.

O fantasma não quer entregar o tesouro de jeito algum…

Acerte sua cabeça. Tome cuidado com a espada que ele joga, e com as pedras que caem do teto.Para fugir dele, você pode subir em cima da plataforma. Você precisará atingi-lo 12 vezes para acabar o jogo.

 

Após derrotar o fantasma….calma, nem tudo está perdido….uma surpresa ainda aguarda nosso herói…

Margarida ficará furioso, porém por pouco tempo…

Jogabilidade: 90/100: Simples e viciante, Donald pode pular, correr, rastejar, andar e usar uma arma especial com algumas funcionalidades, como disparar desentupidores de pia que paralisam os adversários por alguns instantes ou ainda se grudam nas paredes e impulsionam Donald a lugares mais altos. Esta arma também dispara bolhas que destroem algumas paredes, ou ainda dispara pipocas. Os desentupidores são infinitos, porém as pipocas e as bolhas Donald deve coletar para poder usar durante sua jornada. Quando Donald coleta certo número de pimentas também sai correndo como um louco, ficando invulnerável temporariamente. A jogabilidade torna este jogo extremamente divertido, porém a movimentação de Donald poderia ser um pouco mais rápida.

Dificuldade: 85/100: Não se engane com o começo fácil do jogo. Com o avançar do jogo, as fases mais adiantadas irão mostrar o porquê este jogo tem a fama de difícil. Se não chegar com um bom número de vidas nas fases finais, ficará muito difícil terminar este game.

Agora sim, Donald é só alegria…

Gráficos: 90/100: Apesar de o jogo possuir apenas 4 megabits, os gráficos são extremamente bem feitos. As paisagens são bem diversificadas e bonitas, as cores são de bom gosto e a animação de Donald é muito bem feita e condiz com seu perfil. Quando fica muito tempo prado, por exemplo, ele começa a ficar bravo. No entanto, os inimigos poderiam ter animações melhores.

Música: 90/100: Um dos pontos fortes do jogo, onde não é nenhum exagero dizer que algumas elas devem estar em muitas listagens espalhadas na Internet das 10 melhores músicas do console.  Elas se encaixaram nas fases com maestria, dando um ritmo bom na ação e de suspense quando é para ser.  Já os sons do jogo se não são brilhantes, também não chegam ao ponto de comprometer.


Curtindo um passeio de avião

Replay: 70/100: Após finalizar o jogo, infelizmente não há nada de novo a ser explorado. Contudo, com o passar do tempo, a vontade de jogar novamente vai aparecer, pois a diversão sempre estará lá, de forma intacta.

Não foi nada fácil chegar até aqui, não é mesmo?

Conclusão: Simplesmente um clássico da era 16 bits. O capricho nos gráficos e nas músicas aliado a uma excelente jogabilidade, com uma boa pitada de exploração de fases, fez com que Quackshot virasse um jogo obrigatório do Mega Drive, que mesmo tendo chegado em uma época de início de carreira do console, ele pode ser considerado um dos melhores jogos já lançados.

Dizer que este game é o melhor jogo do pato Donald em toda a história dos videogames não seria nenhum exagero. É um game daqueles que não envelhecem, mesmo tendo sido lançado há muitos anos, ele ainda continua divertido e desafiador, podendo ser apreciado pelos novos jogadores com toda certeza.

 

Artigos relacionados


Fatal error: Call to undefined function yarpp_sql() in /home/dinheiroopo/arcadetotal/public_html/wp-content/themes/convergence/single.php on line 55