Post Pic

Megamania

Megamania é um jogo de Atari 2600, lançado em 1982 pela Activision. Desenvolvido por Steve Cartwright, o jogo foi lançado mais tarde para outras plataformas, como o Atari 5200, pelo Glyn Anderson, com algumas poucas melhorias gráficas.

Na época em que conheci o jogo, eu tinha apenas 6 anos. Apesar da pouca idade, eu lembro perfeitamente quando joguei Megamania pela primeira vez, jogo que se tornaria um dos maiores clássicos do Atari 2600, pelo seu alto nível de diversão e desafio. Na época contava as horas do colégio para chegar em casa e jogar, antes mesmo do almoço já dava uma jogadinha, depois nem comia direito, almoçava rapidamente e partia rumo ao Atari para jogar. Este é um dos motivos que fiquei tão bom no jogo, era completamente viciado nele.

Não sei o porquê, mas trinta anos depois, ao fazer este review, minha habilidade estava intacta, naquela época não tinha conseguido fazer a pontuação máxima, como consegui agora, parece que meu desempenho em Megamania só aumentou com o passar dos anos, mesmo ficando por vezes longos períodos sem jogar.

megamania caixa

 Arte da caixa do jogo

É parecido com o Space Invaders, com grandes traços de Astro Blaster, da Sega, porém ele tem um ritmo bem mais frenético de se jogar. É muito recompensador para aquelas pessoas com mais habilidades, que aprendem rápido, tem que ter concentração o tempo todo e um olho treinado para ver as coisas nos mínimos detalhes.

Mais uma vez, Steve Cartwright rouba a cena para desenvolver outro jogo que podemos certamente considerar entre os melhores do Atari 2600. É impressionante como ele conseguia criar jogos simples, porém extremamente divertidos.

megamania cartucho

Cartucho

Você começa a partida com 3 vidas extras, elas pode ser visualizadas nos ícones na parte inferior da tela, entre a barra de energia e a pontuação.

Pontuação: para cada unidade inimiga que seu canhão destruir, fará com que você ganhe pontos. Os inimigos do nível 1 valem vinte pontos, do nível 2 trinta pontos, e assim sucessivamente, até chegar ao nível 8, onde cada unidade valerá noventa pontos. Na próxima etapa, na fase 9 em diante, cada inimigo sempre valerá 90 pontos.

Outra forma de adquirir pontos é com o tempo de duração de cada etapa, pois todas as fases são cronometradas, e quanto mais rápido você conseguir destruir todos os inimigos da tela, mais pontos irá fazer. Caso o tempo acabe, você perde uma vida. Portanto, o tempo é um grande vilão em Megamania, porém é ao mesmo tempo um grande aliado, veja o motivo:

A cada 10.000 pontos, você ganha um canhão extra, ou seja, uma vida extra. A quantidade máxima de canhões que você consegue acumular são seis unidades, portanto você pode manipular a pontuação: caso você já tenha os seis canhões disponíveis, e falta apenas uma unidade inimiga para destruir, e você já usou boa parte do tempo, você pode deixar que seus inimigos o atinjam de propósito, então a barra de tempo irá se encher por completo novamente, e você irá perder um canhão, porém ao acertar o inimigo faltante, ganhará muitos pontos, e consequentemente uma vida extra, já que seu tanque estará praticamente cheio, gerando grande pontuação extra.

megamania capa manual

Capa do manual de instruções

Dificuldade: você pode jogar nas dificuldades 1,2,3 ou 4. Nas dificuldades 1 ou 2, os seus disparos irão se mover conforme você movimenta o seu canhão, ou seja, você pode guiar os tiros que forem disparados, desde que seja somente para esquerda ou direita, é claro. Além disso, se você segurar o botão vermelho de disparo, os tiros sairão de forma contínua. Já nas dificuldades 3 e 4, você não consegue controlar a direção dos disparos, e ainda por cima os tiros não saem de forma contínua ao segurar o botão de disparo. Cada apertada no botão será disparado um único tiro, ou seja, seus dedos irão cansar. Um detalhe: em todas as quatro dificuldades, para você conseguir disparar o segundo tiro, o anterior tem que acertar um inimigo ou cruzar a tela quando você errar, não é possível dar dois disparos enquanto um estiver viajando pela tela.

Para a maioria dos jogadores, Megamania tem uma dificuldade muito alta. Passar pela primeira rodada de inimigos, ou seja, pelas oito primeiras fases, é fácil, porém poucos conseguem sobreviver por longo tempo depois disso. Contudo, os inimigos têm uma forma de atacar, que facilmente pode ser decorada. A partir da nova fase, eles sempre vão atacar da mesma forma, então os jogadores hardcore podem achar o jogo até fácil. E este é um dos motivos que deixavam o jogo com uma longevidade muito grande, como a grande maioria dos jogadores não conseguiam ir muito longe, nada melhor que recomeçar um game tão divertido como esse para tentar bater seu próprio recorde.

megamania manual

Parte do manual de instruções

Jogabilidade: Você controla uma frota de canhões, na parte inferior da tela, que disparam mísseis para cima. Da parte superior, virão os inimigos. O objetivo do jogo é simples, destruir estes inimigos e somar o maior número de pontos possíveis antes que você perca o último canhão da sua frota. Toda essa simplicidade e uma jogabilidade incrivelmente tensa, onde o jogador desesperadamente tenta se concentrar para desviar dos inimigos e acertá-los antes de acabar o tempo, torna o jogo muito divertido e viciante.

Controles: Muito simples, como a maioria dos jogos de Atari. Em Megamania, você consegue controlar os canhões somente para a direita e esquerda, sempre em um plano horizontal. A movimentação é rápida e fluída. Apertando o botão vermelho do controle, fará com que seu canhão dispare tiros de laser contra seus inimigos.

megamania publicidade 2

Propaganda do jogo

Gráficos: estão entre os mais impressionantes para o Atari 2600. Os sprites são de certa forma divertidos de se olhar, com boa variedade de cores. Os inimigos são muito bem desenhados e criativos, mesmo não sabendo na verdade o que são, como por exemplo a primeira fase, eles são hambúrgueres ou óvnis?  Segundo o manual, são hambúrgueres, porém que tipo de inimigos é esse? Nunca vi um hambúrguer acatar, mas tudo bem, deixa pra lá.

Quando o inimigo se repete, depois da oitava fase, eles mudam de cor. A única coisa que eu mudaria no cenário é a cor do tiro do seu canhão, pois ele é azul forte, e o fundo do cenário é muito escuro, de cor preta, o que por vezes pode dificultar a visão de algum tiro, pelo fato do jogo ter um ritmo muito frenético. Fora este detalhe, graficamente o jogo está acima da média dos jogos do Atari 2600.

Som: quanto ao áudio, ele se encaixa de forma muito competente no jogo, os tiros dos canhões, das explosões, e outros efeitos sonoros são muito satisfatórios e gratificantes de se ouvir.

Apesar de não haver uma trilha sonora para embalar os jogo, os efeitos sonoros assumem esse papel com maestria, como por exemplo quando a barra de energia se recarrega antes de uma nova fase, ou os próprios tiros do canhão, são efeitos tão bem feitos que ficam na memória das pessoas que o jogaram. Nenhum efeito sonoro de Megamania é irritante.

megamania publicidade

Mais uma propaganda

Replay: podemos considerar que em Megamania há um alto valor de replay, é muito difícil enjoar deste jogo. Conforme você vai avançando nas fases, os inimigos ficam mais difíceis de serem derrotados, mudando o estilo de atacar, e isso aumenta o replay do jogo, você sempre vai querer se superar e ir mais longe, fazendo mais pontos no jogo.

Passo a passo: Vou mostrar os oito tipos de inimigos que há no jogo. Passando pelos primeiros oito níveis, estes inimigos se repetem, porém com uma forma de atacar diferente.

megamania

Nível 1

Os inimigos vêm em forma de hambúrguer, e como era de se esperar, é o nível mais fácil do jogo. Eles virão da esquerda para a direita, com uma velocidade completamente constante. Eles disparam alguns tiros, porém são poucos e você terá muito tempo para desviá-los, portanto perder uma vida aqui é inadmissível.

megamania 2

Nível 2

Agora os inimigos se parecem muito com cookies. A dificuldade, naturalmente, já é um pouco maior. Eles vão descer em sua direção lentamente, alternando a direção, ora para direita, ora para esquerda.

Tome cuidado quando eles estiverem bem perto do seu canhão, neste momento é melhor tentar apenas fugir, pois assim que eles descerem por completo, eles irão reaparecer no topo da tela, e você terá bastante tempo para acertar os que ficaram para trás.

megamania 3

Nível 3

Aqui os inimigos são parecidos fisicamente com os hambúrgueres do primeiro nível, porém segundo o manual do jogo, eles são os Bugs.

Sendo semelhantes também na forma de atacar, eles se movem da esquerda para a direita dando tiros, porém com um diferencial, agora eles vão descer lentamente em sua direção. Quando eles estiverem bem perto do seu canhão, será o momento mais perigoso desta fase, pois um tiro bem colocado não dará tempo para você desviar, portanto tome cuidado.

Eles não descem toda a tela, somente a um nível bem próximo a você, portanto eles não podem colidir com seu canhão. Neste momento, eles farão o caminho inverso, ou seja, irão subir lentamente até o topo da tela.

megamania 4

Nível 4

Os inimigos se parecem com automóveis vistos por cima. Não é à toa que no manual eles constam como pneus radiais. São inimigos difíceis e perigosos. Eles vão para esquerda e direita bem parecido com os cookies, porém eles irão descer de forma bem mais rápida. A mesma dica serve aqui, para não colidir com eles, quando eles estiverem bem próximos do seu canhão, procure apenas fugir, pois eles vão descer toda a tela reaparecendo no topo, onde são alvos bem mais fáceis e menos perigosos.

megamania 5

Nível 5

Muito parecidos com diamantes, os inimigos da quinta fase são difíceis de acertar devido ao seu tamanho reduzido. E, não bastasse só isso, eles disparam mais tiros que os inimigos anteriores. Portanto, tente acertar o maior número de inimigos rapidamente, pois eles vêm descendo lentamente. Eles não podem colidir com você, pois irão subir novamente, porém no ponto mais baixo é um momento muito crítico, você pode ser atingido facilmente.

megamania 6

Nível 6

Os inimigos do sexto nível são os ferros a vapor, e estão posicionados lado a lado, em três colunas. Não se engane com o grande tamanho deles e por estarem em colunas, eles são realmente chatos de serem acertados. Eles irão descer, e se você não os acertar, eles irão reaparecer no topo da tela. Os tiros que eles dão não oferecem grande perigo, pois são em pequena quantidade, o problema realmente é colidir com eles. Certifique-se de ter atingido inimigos de todas as colunas antes que eles desçam por completo pela primeira vez, caso contrário será muito difícil entrar dentro daquela coluna que ficou sem ter inimigos abatidos para disparar e acertar.

megamania 7

Nível 7

Pequenos morcegos ou gravatas pequenas, como você achar melhor, no manual estão como laços, são os inimigos da sétima fase. A movimentação deles se dá da esquerda para a direita de forma contínua em termos de velocidade, porém eles descem e sobem de forma muito rápida, também sempre de forma contínua.

Procure eliminá-los de forma rápida para ter alguns pontos de escape na tela, pois eles atiram de forma rápida, e quando estão na parte mais baixa da tela, podem acertar facilmente seu canhão. Quando ficar poucos inimigos na tela, você pode se esquivar na parte mais perigosa, ou seja, quando eles estão embaixo, e planejar o ataque quando eles estão no topo da tela, assim você consegue fugir de forma segura dos tiros inimigos.

megamania 8

Nível 8

O último tipo de inimigo vem em forma de muitos meteoros, ou dados espaciais, conforme manual. Eles caem dispersamente na tela, aleatoriamente. Portanto, a maior dificuldade é quando tem poucos meteoros na tela, e a dificuldade é não em ser atingido, e sim conseguir atingir eles, pois caem rapidamente em pontos diferente. Aqui o perigo de você ser atingido é baixo, esta é uma fase bem fácil. É só saber se esquivar. Os meteoros não atiram laser, portanto o único perigo é o de colisão.

megamania 9

Os níveis se repetem a partir do nível 9

Após a oitava fase, os inimigos se repetem na mesma sequência, porém agora eles têm uma forma de ataque diferente.

Inimigos dos níveis 1,3,5,7: continuam movendo-se da esquerda para a direita, com uma quantidade maior de tiros inimigos. Muda a forma como eles vão se locomover para a esquerda, eles param na tela, saem em disparada em grande velocidade, e então voltam a sua velocidade normal. Esse ciclo sempre se repete: parada, grande velocidade, velocidade normal.

Inimigos dos níveis 2,4,8: Agora estão extremamente perigosos, estão com uma velocidade maior na descida, e trocam de um lado para outro com uma frequência maior.

Inimigo do nível 6: aumentaram a quantidade de disparos, e a sua movimentação de um lado para outro está mais frequente e mais rápida.

megamania 10

Algumas cores modificadas e  a forma de ataque é o que muda

Megamania pode ser às vezes frustrante, devido a algumas mortes que você irá considerar injustas. Contudo, isso se dá pelo fato do jogo apresentar um grande desafio.

Os jogadores de hoje estão acostumado com jogos mais fáceis, e chegar ao final deste jogo é para poucos (sim, este jogo tem final). Na maioria dos jogos de Atari 2600, atingir pontuações superiores a 999.999, significava o final, com o travamento do jogo, e com Megamania também é assim. I

Infelizmente, isso pode ser considerado como um erro de programação. Eu consegui chegar ao final sem nenhuma trapaça, na raça mesmo, não por ser um jogador veterano, pois antes mesmo do Atari e Odyssey ser lançado já jogava Pong. Sou um jogador obstinado em superar desafios. Sabia que ao atingir a pontuação máxima o jogo travava, por ver fotos na internet, porém fui atrás para me certificar, ver com os meus próprios olhos.

O instinto de desafio estava instalado, e não parei de jogar até conseguir o objetivo. Foram cerca de quinze dias de treino intenso até conseguir o objetivo. Muitas vezes cheguei bem perto e perdi todas as vidas, e fiquei muito bravo nestes momentos, porém nunca passou pela minha cabeça desistir. Ao atingir o objetivo, foi uma sensação indescritível, de felicidade e dever cumprido.

megamania 11

As cores com o tempo se repetem, reparem que nesta fase a cor é a mesma do nível 1

Conclusão: Este é um daqueles jogos incrivelmente divertidos do Atari, eu mesmo o jogo até hoje, de vez em quando. Com toda certeza estaria em meu top 10 do Atari 2600. Se você é da época e não chegou a jogar este jogo, precisa conhecê-lo. Foi um jogo bastante original para a sua época, e apesar de não ser tão famoso quanto outros jogos do gênero, como Space Invaders, Galaxian, Galaga, entre outros, Megamania não fica devendo em nada para seus irmãos mais famosos no quesito principal: a DIVERSÃO!!!

Para quem conhece este jogo, após ler este review, vai querer jogar novamente, vai dar um sentimento de nostalgia, com certeza. Se você não o conhece, não perca tempo, você não sabe o que está perdendo!

Se você é fã de jogos do gênero shooters, este jogo é uma obrigação. Muitos o consideram uma cópia de Astro Blaster, da Sega, porém isso nunca foi confirmado. O que importa mesmo, é que Megamania é um dos melhores jogos do Atari 2600.

Artigos relacionados


Fatal error: Call to undefined function yarpp_sql() in /home/dinheiroopo/arcadetotal/public_html/wp-content/themes/convergence/single.php on line 55