Post Pic

Sonic The Hedgehog

Ah, Sonic The Hedgehog… Como é bom falar em um dos melhores jogos da história, um jogo que no início dos anos 90 fez tanto sucesso que acabou transformando o personagem no mascote oficial da Sega, e não foi só isso, também transformou o Sonic em um dos personagens mais conhecidos de todos os tempos em se tratando de games, onde alguns o chamam de ouriço azul, outros de porco espinho.

Quem é mais novo, não chegou a ver a grande disputa entre Sega e Nintendo, nos anos 80 e 90. Uma guerra que só tinha um vencedor, nós jogadores, que recebíamos jogos memoráveis. Do lado da Nintendo, um poderoso mascote, Mario. Do lado da Sega, nada, já que ela nunca admitiu ter Alex Kidd como seu mascote oficial. Então entra Sonic, com uma velocidade supersônica, que abalou os corações de uma geração inteira, fazendo até com que os “nintendistas” se rendessem e admirassem este poderoso mascote, afinal gamemaníaco de verdade não escolhe plataforma, e sim joga sempre os melhores títulos, jogando os jogos épicos de cada videogame.

Green Hill Zone, a fase mais clássica do sonic

Informações Técnicas:
Lançamento: 1991
Fabricante: SEGA
Console: Mega Drive/Genesis
Número de jogadores: 1
Gênero: Ação/Aventura

Loopings estão presentes em todas as versões do sonic

Green Hill Zone – A primeira fase do jogo, e tambám a mais clássica do Sonic. Com uma paisagem belíssima, com muita água ao fundo e cheia de coqueiros ou palmeiras, como quiserem, muita ação com vários looppings e uma música espetacular, é a fase mais lembrada em todos os jogos do Sonic. Lembra muito uma paisagem tropical, onde itens escondidos são encontrados até no topo dos coqueiros. Flores bem coloridas, grama verde, paredes de pedra que são passagens secretas e são destruídas se Sonic entrar rodopiando, criando um túnel de passagem e penhascos que despencam quando Sonic pisar sobre eles são algumas características marcantes desta fase.

Pule dentro da argola gigante…

…para tentar pegar as esmeraldas nas fases de bônus

Anéis:

O sonic necessita dos anéis espalhados pelas fases, pois sempre que ele é atingido por um inimigo, ele irá perder os anéis, e se Sonic não possuir nenhum anel no momento que for atingido, irá perder uma vida. Há lugares que nem mesmo os anéis salvam o personagem, como caindo em um precipício, morrendo por afogamento, caindo em um buraco cheio de espetos ou ainda sendo esmagado. Quando Sonic for atingido e perder os anéis, eles ficarão espalhados pela tela, podendo Sonic recuperar alguns deles, mas é bom ele ser rápido, pois logo os anéis desaparecerão.

Outro ponto importante é chegar no final da fase com um bom número de anéis coletados (acima de 50 anéis), se isso ocorrer, irá aparecer uma argola ou anél gigante no final do estágio, e se Sonic conseguir pular dentro dela, irá para as fases de bônus, em busca das preciosas esmeraldas do caos. Mesmo que estas esmeraldas não tenham o mesmo poder que elas têm em outros jogos do Sonic, elas irão mostrar um final diferente se forem todas coletadas, na verdade o final “verdadeiro” do jogo. Pegando argolas suficientes na fase de bônus, mais precisamente 50, Sonic também ganha um “continue”.

Somente nos terceiros estágios de cada etapa é que não há o argolão, pois você irá enfrentar Robotinik e suas incríveis “geringonças”. Porém, não significa que nas terceiras etapas não se deva tentar pegar o maior número possível de anéis, pois a cada 100 ou até mesmo 200 delas acumuladas, rendem uma vida extra para nosso herói.

Robotinik em sua primeira aparição

Primeiro Chefe: Tome cuidado para não ser atingido pelo pêndulo. Fique protegido em baixo da plataforma, e quando a bola for para o outro lado, pule na plataforma e pule novamente na nave, em seguida indo para baixo da plataforma novamente para se proteger. Repita a operação até derrotar Robotinick.

Quebra-cabeças fáceis estão presentes também

Marble Zone: Uma das fases mais belas do jogo, Sonic passará boa parte dentro de castelos de pedra, repletos de lava encandescente e espetos que saem do chão de uma hora para outra. Inimigos como morcegos e minhocas repletas de espinhos também estão presentes. Se Sonic pular somente na cabeça das minhocas não haverá problema, mas se pular nos espinhos será atingido e irá perder os anéis. Blocos de pedra que são empurrados para os lagos de lava, onde Sonic deve atravessá-los em cima do bloco, e em determinado momento como em um vulcão Sonic é impulsionado para cima é uma das características mais marcantes desta fase.


Gráficos fantásticos para sua época de lançamento

História:

Dr. Ivo Robotnik, ou Dr Eggman, é um cientista maluco que deseja transformar os animais da floresta em robôs. Sonic, um ouriço que nasceu e viveu tranquilamente com seus amigos, em Green Hill, na South Island, era um pouco diferente dos demais, com uma super velocidade era o mais veloz da floresta.

As Chaos Emerald, ou esmeraldas do caos, são pedras especiais com uma poderosa fonte de poder, e com posse delas, Dr. Robotnik deseja dominar o mundo. Ele rapta os animais da floresta para transformá-los em robôs, e com isso fazer um grande exército. Só que Sonic é muito rápido, e consegue escapar. Com isso, está feita a história do jogo, Sonic parte em uma grande jornada para derrotar Robotnik, salvar seus amigos e recuperar as poderosas esmeraldas.

Chefe da segunda fase

Segundo Chefe: Como na primeira fase, basta acertar a nave oito vezes. Pule rapidamente para acertá-lo quando ele estiver ao seu alcance, e depois fuja para o outro lado da plataforma, pois ele irá lançar uma bola de fogo que irá se espalhar para toda a plataforma. Tome cuidado também para não cair na lava encandescente, e também com as bolas de lava que são expelidas pelo lago.


Escudo protetor dentro do televisor…

Spring Yard: Aqui Sonic irá enfrentar seus inimigos em um cenário de fim de dia, com muitos prédios e montanhas de cenário de fundo. Como obstáculos principais, podemos citar abismos fatais, espinhos em objetos que giram, bolas cheias de espinhos que flutuam de uma lado para outro ou de cima para baixo, e plataformas que se forem mal utilizadas podem esmagar o Sonic.

Esta zona está repleta de amortecedores e molas, e através delas Sonic pode tomar impulso para alcançar plataformas superiores. Também existem algumas plataformas que vão e voltam, e Sonic pode utilizá-las para se locomover para certos lugares.

Pegando todas as esmeraldas, final do jogo diferente…

Gráficos:

Um dos pontos mais altos do jogo, os gráficos são realmente perfeitos, bem ao estilo cartunesco. Cada fase tem um estilo completamente diferente, um mais belo que o outro. Sonic irá passar por cenários tropicais, cidades futurísticas, castelos de pedra, cenários aquáticos, enfim, tudo com uma beleza extraordinária para a época. Até hoje o jogo consegue ser atual, parece que os gráficos não envelheceram.

O colorido do jogo está ótimo e prende a atenção do jogador, com sprites muito bem detalhados e animações bem legais, como por exemplo quando Sonic fica alguns segundos parado, ele faz uma careta, cruza os braços e começa a bater os pés, esperando ser movimentado. Outra animação legal é quando ele chega bem na pontinha de um pricipício, ele começa a se inclinar e mexer os braços, se equilibrando para não cair.

Loopings mais curtos…

Som e músicas:

Se os gráficos arrebentam, as músicas não ficam devendo nada. Como esquecer a melodia de Green Hill Zone? Masato Nakamura se superou, compôs músicas fantásticas, e elas não poderiam ser melhores, pois ficaram perfeitas para o jogo.

Já os efeitos sonoros conseguem ser bem variados e acompanham a qualidade da música, tudo com muita harmonia. Existe som para praticamente tudo no jogo, como ao pegar os anéis, perdê-los, pular, respirar bolhas de ar embaixo d’água, se afogar, o estouro ao atingir os inimigos, quando Sonic entra e sai da água, quando está correndo e freia, o som das cachoeiras ao passar perto delas em Green Hill Zone, o som das molas quando Sonic pula e é impulsionado por elas, da placa rodopiando no final dos estágios, quando ele é esmagado por uma plataforma, quando sonic perfura uma parede com seu giro, enfim uma grande variedade de sons, onde muitos são usados até nos dias de hoje nos novos jogos do Sonic.


Terceiro chefe…

Terceiro Chefe: Aqui basta acertá-lo e cuidar para não cair nos buracos que ele causa no chão. Aproveite para acertá-lo também toda vez que ele descer, mas tome cuidado para ele não o atingir com o espinho. Como nas fases anteriores, basta oito batidas nele para derrotá-lo. Porém seja rápido, pois cada vez que ele descer irá destruir um tijolo da plataforma, criando um buraco, e se sonic cair lá, será fatal.


Tome cuidado para não se afogar

Labyrinth Zone: A quarta zona é a mais difícil até o momento. Pela primeira vez, sonic agora enfrentará também seus inimigos em baixo d’água. Porém ele não consegue respirar por muito tempo em baixo d’água, e precisa respirar através de grandes bolhas de ar que surgem do chão. Basta procurar pequenas bolhas acumuladas no chão, e esperar o momento certo, pois surgirá uma grande bolha e basta Sonic pular nela para recuperar o fôlego. Quando Sonic estiver com pouco oxigênio, uma música de suspense irá tocar e uma contagem regressiva irá iniciar, não deixe a contagem zerar, pois Sonic irá se afogar. Outra forma de recuperar o fôlego, além das bolhas de ar, é, obviamente, saindo da água.

Tome cuidado com alguns inimigos desta fase, especialmente alguns que surgem do nada do chão. Porém eles podem ser facilmente identificados pois deixam uma parte do corpo visível. Espinhos giratórios ou que surgem e desaparecem do chão também estão presentes, tome cuidado com eles.

Sonic em apuros

Jogabilidade/Diversão:

Este pode ser o fator que fez com que o jogo se tornasse revolucionário quando foi lançado. De jogabilidade fácil e muito divertida, porém rápida e frenética, a sua super velocidade encantou os jogadores, que podiam ver o personagem dar incríveis loopings de 360 graus e se divertir coletando os anéis. No direcional, direita e esquerda movimentam o personagem para os lados, para cima faz ele olhar para cima e para baixo olhar para baixo. Já os botões A, B e C servem para saltar. Quando Sonic estiver andando ou correndo, ao botar o direcional para baixo ele irá girar em forma de bola.

Para derrotar seus inimigos, Sonic precisa pular sobre eles, pois seus espinhos irão dar conta do recado na maioria das vezes, desde que você não pule onde não deve. Embaixo d’água, Sonic irá ficar mais lento, respeitando a física da vida real. Só tome cuidado para não acabar o tempo e perder uma vida, pois você tem 10 minutos para concluir cada estágio. Eu diria que a jogabilidade e a diversão são impressionantes, nota 10.

Dentro de televisores, Sonic poderá conseguir itens especiais, como invencibilidade temporária, escudos protetores, aumento temporário da super velocidade, vida extra, ou mesmo 10 argolas.

O jogo também é dividido em “atos” e “Zonas”, sendo que há três atos em cada zona. Nos dois primeiros atos de cada zona, Sonic deve apenas passar por eles. Já no terceiro ato, Dr. Robotnik irá aparecer e Sonic deve enfrentá-lo.

Durante a movimentação, os controles respondem muito bem, mesmo em alta velocidade, quando Sonic pular, parar bruscamente, enfim, a jogabilidade é literalmente perfeita, e não irá deixar nenhum jogador aborrecido, como acontece em muitos jogos, onde os controles não respondem como deveriam.

Itens escondidos

Dificuldade:

Como a maioria dos jogos, a dificuldade é crescente durante a passagem das fases. Os chefes de fase não são tão difíceis, com um pouco de habilidade são facilmente derrotados. A maior dificuldade do jogo enfim não são os chefes, e sim passar pelos estágios, pois se Sonic for atingido quando não estiver com pelo menos uma argola, irá perder uma vida.

Alguns pontos de “check-points” estão espalhados pelos estágios, e podem ser muito úteis, pois se Sonic morrer não irá precisar começar novamente no início da fase. Por fim, a maior dificuldade reside em coletar as 6 Esmeraldas do Caos, ou Chaos Emerald, onde Sonic irá precisar terminar os estágios com no mínimo 50 anéis, e pular dentro do anel gigante para entrar nas fases de bônus, que não são nada fáceis. Conseguir as 6 esmeraldas é a maior dificuldade do jogo, já que os chefes de fase não oferecem muita resistência.

Robotinik fugindo…

Quarto Chefe: Pela primeira vez, você não irá precisar acertar oito vezes para derrotá-lo, ou se preocupar em tentar acertar ele. Basta subir a montanha de pedra desviando dos inimigos, que aqui são espetos que surgem das pedras, bolas de fogo que são lançadas pelas bocas, ou a própria água que se você demorar muito para subir pode afogar o Sonic. Chegando no topo, acerte Robotinik uma única vez e ele fugirá amedrontado…que chefe medroso!!!

Loopings e mais loopings…

Star Light: A primeira fase totalmente noturna do jogo, e os loopings retornam em grande quantidade, como na primeira fase. Tome cuidado com os robôs explosivos, que são acionados quando sonic chegar perto deles.


Sonic viajando pelas alturas…

Acerte as bombas no Robotinik

Quinto Chefe: Você pode escolher a forma de derrotá-lo nesta fase. Robotinik irá soltar várias bombas-espinho, e você poderá pular na plataforma para arremessar estas bombas contra ele, ou então, pular na plataforma, alavancar a bomba, ir para o outro lado da plataforma, e quando a bomba tocar a plataforma irá impulsionar o Sonic, que poderá então acertar seu adversário. Porém, se você não arremessar a bomba e deixar ela explodir, tome cuidado com seus destroços, que podem ser fatais se atingir Sonic e ele não tiver nenhum anel.


Sonic e sua incrível capacidade gravitacional

Scrap Brain: Alguns consideram esta como a última fase do jogo, já que ela não tem chefe, outros consideram como a penúltima fase. Sem polêmicas, aqui o negócio é ter atenção nos inimigos, que são muitos, como serras elétricas, choques elétricos, esmagadores, espinhos rotatórios, minhocas-robô cheias de espinho, chamas que saem dos canos, robôs explosivos, entre outros.


Sonic levado pela correnteza

Chegando no último desafio…

Final Zone: Apesar de você não conter anéis para enfrentar Robotinik na fase final, o desafio não é difícil apesar de ser o último chefe do jogo. Duas bases irão descer do teto, sendo que uma delas contêm Robotinik. Basta acertar a base certa, e depois cuidar para que os choques elétricos não o acertem. Novamente, bastam oito batidas para terminar este incrível jogo.

Não deixe Robotinik levar a melhor

Prós:

Gráficos soberbos e excelentes animações.

Divertido para todas as idades, um jogo que nunca fica velho.

Sons e musicas inesquecíveis.

Controle e jogabilidade impecáveis, simples e fácil de jogar.

Grande ação e velocidade.

Uma boa variedade de rotas para escolher, muitos items escondidos e passagens secretas.

Batalhas memoráveis contra os chefes de fase, que apesar de não serem tão difíceis, são divertidos e inesquecíveis.

Um clássico que nunca morre, mesmo depois de 20 anos do lançamento continua um jogo divertido e atual.

Um jogo para ser jogado inúmeras vezes, pois depois de um tempo a vontade de jogar novamente sempre volta.

Contras:

Contras? eu acho que não…. Eu não poderia pensar em qualquer contra em um jogo perfeito.

Final com todas as esmeraldas

Replay:

Se você terminou o jogo sem todas as esmeraldas, não irá ver o final completo, e é uma boa pedida tentar pegá-las iniciando o jogo novamente. Para aqueles que pegaram todas as esmeraldas, apesar de não ter outro final pra ver, você certamente vai querer jogar outras vezes, mesmo que não em seguida, pois o jogo é muito marcante e divertido, dando vontade de jogá-lo novamente na grande maioria das pessoas, mesmo que seja depois de anos. Com muitas passagens secretas, repletos de itens escondidos, sem contar nas rotas secretas, pois durante boa parte do jogo Sonic pode escolher as rotas a percorrer durante as fases, é um dos motivos a ser jogado novamente.

Parabéns sonic !!!

Conclusão:

Sonic foi um jogo totalmente revolucionário, que mudou a cara da Sega. Pergunte hoje para qualquer criança se ela já ouviu falar em Sonic, e será difícil achar uma que não o conheça. Facilmente tornou-se um dos personagens mais rentáveis da indústria dos games, e virou o mascote oficial da Sega. Foi o jogo que fez com que o Mega Drive literalmente decolasse nas vendas.

Com gráficos, jogabilidade, e músicas perfeitas, não tem como botar um defeito neste jogo, que consegue ser totalmente viciante e cativante. Joguei ele na época do lançamento, e ainda nos dias de hoje de vez em quando dá uma tremenda vontade de dar uma jogadinha. Este é um daqueles jogos que consegue sobreviver por gerações e gerações de consoles. É um daqueles jogos que nunca envelhecem. Com certeza, um dos maiores jogos de plataforma de todos os tempos!!! Se você tiver um Mega Drive com este jogo, parabéns, trate de cuidar bem desta relíquia, e siga meu conselho, não se desfaça jamais dele.

Para definir o jogo, trê palavras se encaixam bem: LENDÁRIO, ÉPICO e REVOLUCIONÁRIO !!!

Artigos relacionados


Fatal error: Call to undefined function yarpp_sql() in /home/dinheiroopo/arcadetotal/public_html/wp-content/themes/convergence/single.php on line 55