Post Pic

Shinobi

“Uma conversão boa do arcade…”

Shinobi é um dos heróis da Sega, e quando se fala em máquinas de fliperama, este personagem é sempre lembrado. Shinobi, que na lingua japonesa, significa ninja.

Este é o port da Sega do primeiro jogo do Shinobi para fliperama, do System 16. Lançado nos anos 80, mais precisamente em 1987,  no jogo a  rede terrorista raptou os filhos dos líderes do mundo. Você precisa salvar os reféns, sempre usando suas habilidades de ninja para acabar com a rede criminosa.

Tela de abertura do jogo, diferente da versão Nes, o ninja olhava para os lados como na versão arcade…

Primeira tela do mapa

No começo do jogo, tudo é fácil. Você deve resgatar os reféns. Seus inimigos não terão pena de você, e irão atirar sem dó. É um jogo de plataforma, e quase sempre se passa da esquerda para a direita, mas às vezes o personagem irá se locomover no sentido vertical para cima ou para baixo, podendo ir para a esquerda também na troca de plataforma. Para conseguir sair da fase, basta ir até o final dela, não sendo obrigatório o resgate dos reféns, porém sempre é bom resgatá-los, que vão de 5 a 8, dependendo da fase. Os reféns dão muitos itens para o Shinobi, e o acesso às fases de bônus onde se adquire as magias depende do seu resgate.

Objetivo não atingido na tela de bônus

Para lançar shurikens  é só apertar o botão 1. Já o botão 2 serve para pular. Shinobi terá dois tipos de pulo. Um pulo é o normal, usado geralmente durante as fases, e o outro é um mega salto, que irá locomover o personagem para outra plataforma.

Habilidade e precisão são fundamentais para se obter sucesso neste jogo

Gráficos:

Os gráficos são bons para um jogo de 8 bits. Os chefes de fase são grandes e bonitos. Mesmo com algumas limitações, como personagens pequenos demais e algumas fases com lentidão em certos pontos, a Sega está de parabéns pela coragem em tentar converter os gráficos da versão arcade, mesmo com todas as limitações do Master System.

Primeiro chefe

Para derrotar o primeiro chefe, pule e atire nos seus olhos. Só tome cuidado com as chamas que ele atira em você, procure desviar primeiro, e depois acerte-o com precisão nos olhos.

Começo da segunda fase

Som:

Infelizmente, o som é pobre, mesmo para os padrões do Master System. Não foi aproveitado a capacidade sonora do hardware, e o som é um tanto monótono.

As mesmas fases da versão arcade estavam presentes na versão do Master System

Jogabilidade:

Um dos pontos mais fortes do jogo, apesar da necessidade de aprender a controlar bem Musashi. Você deve pular com precisão, saber se esquivar dos inimigos, que não são poucos, e muito bem armados, sem contar os chefes de fase, que requerem boa habilidade para passar por eles, e o uso das magias se faz necessário em muitos momentos do jogo. Claro que a jogabilidade ficou inferior à do arcade, mas mesmo assim está satisfatória.

Fase tensa, era necessário pular com precisão e desviar dos inimigos ao mesmo tempo


Segundo chefe

Para derrotar o helicóptero, você deve acertar a parte amarela frontal. Sairão do helicóptero alguns ninjas, cuide deles e continue a acertar a parte amarela.

Dica: assim que o helicóptero começar a aparcer na tela, no lado direito da tela, aproveite para pular e dar tiros o mais rápido possível, pois nessa hora os ninjas ainda não aparecem.

Começo da terceira fase

Shinobi irá começar o jogo com três vidas. Porém, a cada 100.000 pontos, ele irá ganhar uma vida extra. Sempre que o personagem for atingido, irá diminuir a barra de LIFE, e quando ela se esgotar, você perderá uma vida.

Fase dos canos…

Controles:

Como na grande maioria dos jogos do Master System, os controles são simples. Um botão servirá para atirar e o outro para pular. Alguns movimentos extras incluem socos e chutes, sempre dependendo da posição em que o ninja se encontra, além, é claro, da famosa magia ninja, que não poderia ficar de fora.

…uma das fases mais belas do jogo

Terceiro chefe parte 1…

Aqui o segredo é ficar pulado e atirando, o mais rápido que puder. Não existe outro segredo. Nem pense em ser lerdo aqui. Precisão e agilidade é fundamental, então fique pulando e atirando o mais rápido e preciso que conseguir.

Terceiro chefe parte 2

Agora o objetivo é acertar a parte vermelha, na testa da careta. Tome cuidado com as bolas de fogo que ela solta. Toda vez que ela estiver em cima da tela, irá soltar uma bola de fogo que irá “picar alto” quando ela bater no chão, portanto você deve desviar dela. Já quando a careta estiver na parte inferior da tela, irá soltar uma bola de fogo “rasteira”, e é só pular ela.

Começo da quarta fase

Outra fase onde dar saltos precisos é fundamental

Quarto chefe

Este é moleza. Toda vez que ele baixar a guarda, ou seja, baixar a espada, você deve acertá-lo no rosto. Para conseguir isso, você deve pular e atirar, e irá afetá-lo se no momento que o tiro o atingir ele estiver com a guarda baixa.

Começo da quinta fase

Verde para todos os lados…

Diversão:

Este é um daqueles jogos extremamente divertidos, um daqueles que o jogador não consegue parar de jogar até conseguir finalizá-lo. Em cinco missões, com um total de 15 estágios, ele pode ser considerado um dos jogos mais divertidos do seu tempo, e mesmo nos dias de hoje, o fator diversão ainda é alto.

Chegando ao final do jogo…

Magia neles…

Ao todo, Shinobi poderá contar com 6 magias diferentes. Para usá-las, primeiramente você deverá derrotar 10 inimigos, então a magia ficará piscando, que é aquele quadradinho na parte superior da tela, e para usá-la basta segurar o botão 2 e apertar o botão 1. Você poderá carregar 4 magias de cada vez, sempre na ordem em que elas foram adquiridas. As magias são:

Metal Binding Magic: Paraliza todos os inimigos da tela.

Invincibility: Ao acionar a magia, Shinobi ficará piscando, e ao ser atingido por algum inimigo, não causará dano algum.

Eight Hands Magic: Ele se auto-copia 8 vezes, destruindo todos os inimigos da tela.

Flying Squirrel: Permite que Shinobi voe por um curto período de tempo.

Lightening: Irá soltar um raio nos inimigos.

Tornado Magic: Irá criar um tornado em torno do ninja para destruir seus inimigos.

Quinto chefe…

Aqui o inimigo tem um escudo protetor, que dura pouco tempo, então seja rápido toda vez que o escudo apagar.

…continuação quinto chefe

Depois de atingir ele três vezes, ele irá se transformar em um vendaval, e você deverá atingir ele novamente por três  vezes. Agora, porém, você deve tomar cuidado com os bumerangues que ele solta.

Depois de atingir três vezes, ele irá partir para uma luta “mano a mano”. Acerte-o e apenas tome cuidado desviando de seus chutes.

Último inimigo derrotado…

Final pobre…

Conclusão:

Com tudo o que vimos, podemos afirmar que Shinobi para o Master System foi uma boa conversão do Arcade. Mesmo que o som tenha ficado bem inferior ao do Arcade, e a jogabilidade ter perdido aquela velocidade frenética, não podemos dizer que o jogo é ruim. Longe disso, o jogo é divertido, e com certeza está entre os melhores jogos do Master.

Podendo ser considerado como um jogo muito divertido e ao mesmo tempo desafiador, irá testar sua paciência, habilidade e reflexos. Se você tem um Master System, corra logo atrás deste jogo, é compra obrigatória.

Artigos relacionados


Fatal error: Call to undefined function yarpp_sql() in /home/dinheiroopo/arcadetotal/public_html/wp-content/themes/convergence/single.php on line 55